sábado, 23 de janeiro de 2010

O Natal! O meu Natal!!!

Ora bem, como tenho estado sem net no trabalho e aqui em casa tem sido uma loucura não contei o que tivemos no nosso natal... Consegui apenas tirar uma fotografia da mesa a tarde e de uma entrada.. que vergonha.. mas estive desde as 9h até quase às 2h de volta dos tachos.


As nossas entradas foram:

Rolinhos folhados de salsicha e outros de fiambre e chourição

Massa folhada
Chourição
Salsicha (usei a de peru)
Fiambre

Estenda a massa folhada (eu neste caso comprei a massa pra tartes), bem fininha enrole a salsicha na mesma e depois corte em três. Quanto ao rolos de fiambre e chourição basta ter a massa estendida e dispor o fiambre e por cima o chourição. Faça um rolo gigante e corta-se aos bocadinhos.

E depois com os rolos dispostos no tabuleiro para ir ao forno pincelei com 1 ovo.

Pus no forno e deixei tostar um bocadito, não deixei muito pois tornam-se duras.

Patê de Delicias do Mar com cogumelos - Mais uma receita divinal,  penso que também uma menina do fórum Pink & Blue tinha postado a receita.

Ingredientes:
300 g de delicias do mar
185g de cogumelos de conserva lavados e escorridos
3 ovos cozidos
60g de pickles
Cebolinho q. b.
350g maionese
Pimenta q. b.

Pique as delicias do mar e ponha numa tigela, junte os cogumelos, pickles com o cebolinho, e os ovos tudo picadinho. Tempere com pimenta. Junte a maionese e misture tudo muito bem. Leve ao frigorifico até ficar bem fresquinho. Sirva com tostas

Bola de carne (trazida pela cunhada depois peço a receita)

O prato:

O típico bacalhau cozido, com as couves, ovo, batata, cenoura. Com um molho de cebolada feito com azeite a cebola e vinho tinto, que dá um gosto espetacular ao bom do bacalhau.

As sobremesas:

Tarte de Maçã - Esta receita que a autora da mesma me desculpe mas não me recordo de onde a tirei... quem souber agradeço. Mas posso dizer que é de babar.. passei o Natal a comer (acreditem que eu estava de dieta).

Ingredientes:

Massa
150 g de açúcar
150 de farinha com fermento
150 margarina derretida
3 ovos

Creme
5dl de leite ou 500g
100g de açúcar
1 gema
2 colheres bem cheias de Maizena

Cobertura
2 maçãs grandes fatiadas
sumo de limão
canela

Bater muito bem as gemas com açúcar e depois juntar a margarina, acrescentar a farinha e no fim as claras em castelo. Envolver e deitar numa forma amovível ou num pirex, untado, deita-se a massa e reserva-se.

Para o creme, leva-se ao lume num tachinho todos os ingredientes mexendo com colher de pau até levantar fervura. Deita-se por cima da massa.

Na cobertura, descasca-se a maçãs, cortam-se em fatias fininhas e regam-se com sumo de meio limão. Dispor as maçãs por cima do creme e polvilhar com a canela, leva-se ao forno pré aquecido 175º.

Bolo de Bolacha com chocolate -Posso dizer que não correu muito bem... ficou um bocadito liquido mas bom a mesma... Esta receita foi retirada do site da Vaqueiro

Ingredientes:
3 folhas de gelatina
água
1 lata de leite condensado
2dl de leite
200g de chocolate negro em barra
60g de Vaqueiro
2 dl de natas
5 ovos
50g de açúcar
400g bolachas maria
chocolate granulado

Ponha a gelatina de molho em água fria, misture o leite condensado com o leite e leve a ferver sobre lume muito brando, mexendo sempre cerca de 10 m. Retire do calor e junte a gelatina escorrida, mexa até dissolver e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Leve as natas ao lume num tachinho e quando começarem a ferver retire do lime e junte o chocolate partido aos quadradinhos e a Vaqueiro. Mexa com varas de arames até o chocolate estar derretido e o creme liso e homogéneo.

Bata as gemas com o açúcar até ficarem brancas e cremosas. junte-lhes o creme de chocolate e misture bem. Bata a parte as claras em castelo bem firme. Adicione à mistura do chocolate com as gemas a pouco e pouco envolvendo bem com uma espátula.

Cubra o fundo da forma de mola com um pouco da mousse. Vá mergulhando as bolachas no preparado do leite condensado e disponha sobre a mousse numa camada. Cubra com outra camada de mousse e volte a repetir, tendo o cuidado de desencontrar as bolachas nas diferentes camada. Termine com uma camada de mousse reservando um pouco pra barrar nas partes laterais depois de desenformado.

Leve para o frigorifico umas boas horas ou de um dia pro outro.

Desenforme para o prato e barre a superfície lateral do bolo com a mousse reservada e polvilhe om chocolate granulado.

Chessecake (trazido pela cunhada, também)

E os doces típicos de Natal, que não foram feitos uma vez que cá em casa ninguém come e não vale apena ter o trabalho por meia dúzia deles. Tínhamos o Bolo Rei, Caralhotas (os chamados coscorões) e filhoses de forma.

Ah e a minha mãe fez as Fatias Douradas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário nós agradecemos!

Beijinhos e até já,

Susana