terça-feira, 30 de novembro de 2010

Creme de Legumes - sem batata

Este fim de semana tem sabido bem só coisas bem quentinhas. Eu sou fã dos comeres a  escaldar, tanto no Inverno, como no Verão.

Não sou fã de sopa com feijão (tanto passado, como inteiro), mas nesta está divinal....

A receita foi retirada da revista Saúde à Mesa, n.º 56 de Novembro de 2010, é uma sopa bastante saudável e até pode ajudar numa dieta.

Ingredientes:
1 cebola
1 nabo
400g de abóbora descascada
1 curgete
1,5l de água
Sal q. b.
1 lata de feijão branco
5 c. sopa de azeite

Preparação:
Descasque a cebola e o nabo, corte tudo em pedaços, lave-os e deixe-os escorrer. Corte, também, a abóbora e a curgete em pedaços e lave-os.

Leve ao lume um tacho com a água, deixe ferver, tempere com sal, junte todos os legumes e deixe cozinhas durante 15 m.

de seguida, acrescente o feijão com o molho e o azeite e deixe cozinhar por mais 5 m. Depois reduza tudo a puré e leve novamente ao lume só para ferver. Rectifique o sal e sirva quente.

Nota
Quantidade: 5 pessoas
Preparação: 40 min.
Congelação: sim
Calorias: 194kcal por pessoa
Interesse nutricional: Rica em betacaroteno


"O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.
Tem sido descobertas grandes propriedades para o betacaroteno nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade àpele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.
O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxília na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.
As principais fontes de betacaroteno são: cenouraabóborabeterrabamamãomanga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couverepolhoespinafreagrião e brócolis.
Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia."

2 comentários:

Deixe o seu comentário nós agradecemos!

Beijinhos e até já,

Susana