quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lombo de porco no tacho


Aqui está um lombo de porco diferente, retirei esta receita da revista Saúde à Mesa, n.º 56 de 2010 (ideal para combater a hipertensão).

Ingredientes:
5 pessoas

1 lombo de porco com cerca de 800gr
Pimenta
2 dl de vinho branco
1 c. de sopa de massa de pimentão
1 folha de louro
1 cebola grande
3 dentes de alho
4 tomates maduros grandes
0,5 dl de azeite
1 ramo de salsa
3 cenouras grandes (usei cenouras baby, não sei a quantidade)
fio de cozinha 
600gr de ervilhas (não usei)

Arranje o lombo de porco e ate-o com o fio de cozinha. Tempere-o com pimenta, vinho branco, massa de pimentão e o louro. Deixe marinar por 30 minutos.

Descasque as cebolas e o alho e pique-os finamente . Escalde os tomates e retire a pele e as sementes e corte aos cubos.

Leve ao lume com azeite um tacho, deixando aquecer e junte o lombo, previamente escorrido da marinada. Deixe corar ambos os lados.

Acrescente, depois, a cebola, os dentes de alho, o tomate e a folha de louro da marinada e deixe cozinhar. Junte depois o ramo de salsa e regue com a marinada. Deixe cozinhas durante 15 minutos, acrescentando aos poucos pequenas quantidades de água.

Descasque as cenouras e corte-as aos pedaços (como usei cenouras baby congeladas não fiz esta parte). Junte-as à carne, bem como as ervilhas (não pus ervilhas), regue com um pouco mais de água, e deixe cozinhar por mais de 35 minutos. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva o lombo cortado em fatias e acompanhado com os legumes e puré.

1 comentário:

  1. Linda isto é um carimbo para fazer desenhos nas unhas, eu comprei o meu num blog, mas ja não teem, aqui ao pe de mim encontro mas custa á volta de 10€

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário nós agradecemos!

Beijinhos e até já,

Susana