quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Batata cozida que virou Batata Frita



Bom sobraram batatas e cenoura cozidas com o salmão que coloquei aqui, e o que fazer com elas?!?! (principalmente a malta não é fã de batata cozida e ainda por cima aquecida)

Bastou cortar a cenoura mais finas e a batata também, depois colocar ao lume uma frigideira com um fio de azeite e fritar as batatas e a cenoura.

(ficaram queimados mas optímos)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

H3 - Hamburguer grelhado (a minha versão)

Somos fãs do restaurante H3 (para terem ideia já estou com uma fomeca...) e o marido ficou aguado no outro dia quando depois de almoçarmos no Colombo, descobrimos que lá já existe o H3.

Para o deixar mais contentinho lá fiz uma pequena amostra dos hambúrguer do H3.

Acho que não é necessário dizer como confecionei pois foi muito simples:

- fritei batatas as rodelas (tentei com que ficassem estaladiças mas a qualidade não era a maior);
- fiz os hambúrguer (por isso podem ver como são tortinhos) e temperei com sal e pus a grelhar;
- arroz Basmati (com refogado de cebola);
- ovo estrelado sem gordura.

Acompanhei com uma saladinha de alface.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alheira de frango e Yogonese

 Acho que aqui não tem nada que saber, fritar a alheira sem rebentar, isso já é outra história, uns falam em picar, outros em fritar em lume brando, outro é numa frigideira cheia de óleo / azeite bem quente... E quanto ao tipo de alheira? A de Mirandela, tradicional, de peru, frango, vegetariana, bacalhau?

Bom, eu pessoalmente como alheira de longe a longe e hoje foi um desses dias, ando um pouco farta de comer sempre a mesma coisa, carne, carne, peixe, peixe... Nós, cá em casa, preferimos a alheira de peru ou frango (no caso desta era de frango) sempre tem menos gordura e não é tão enjoativa. Na sua confeção, é sempre sem qualquer gordura, numa frigideira antiaderente. Por norma arrebenta sempre, mas reparei que a solução é mesmo o lume brando, mas esta até piquei com o garfo mas foi para esquecer. E vocês têm algum segredo? Nas Actifry e afins, também costumam arrebentar?


E agora venho falar da nova maionese de iogurte da Calvé, é um pouco mais liquida, mas é bem mais saborosa que a tradicional, tem um toque de especiarias e sabe tão bem... Agora tenho que experimentar num prato que fazia quando andava a estudar e já não como à uns 12 anos.... Mas na batatinha frita... nham nham

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Salmão grelhado com batata e cenoura cozida

Desde que fiz o Roti de Salmão, que apanhei um enjoou tal de salmão que não podia sequer ouvir falar, quando ia a praça ou peixaria até virava a cara... Mas estes lombinhos estavam com um aspeto divinal e pensei apetece-me comer assim grelhadinho com batata cozida. E assim fiz.

Ingredientes:

Lombo de salmão
Limão
Sal
Orégãos
Manteiga
Batata
Cenoura

Num tacho coloquei as batatas e a cenoura a cozer. Já tinha o salmão temperado com sal, sumo de limão e orégãos. Depois coloquei a grelhar no grelhador. Entretanto fiz um molhinho de limão e manteiga. Decorei já no prato com os orégãos (sou fã).

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova alternativa.


Depois de colocar uma cara nova no Blog, finalmente criei uma página no Facebook, estava há muito tempo a tentar perceber como criava essa página, pois o Facebook não é algo que domino a 100% sou uma utilizadora um tanto ao quanto naba na coisa ;)

Espero que gostem.

Bjocas

Para variar....(mudei de cara do blog) - Parte II

Agora sim está à minha medida como eu queria.

Tal como a Luísa Alexandra sugeriu, alterei o tipo de letra e nos comentário retirei a verificação de palavras (que para ser sincera, pensava que não tinha).

Luisa Alexandra, muito obrigada pelas tuas dicas.

E ao Sr. Anónimo (Babinhos), por ter abdicado um pouco do seu jogo de futebol para me ir dando algumas dicas.

Para variar....(mudei de cara do blog) - Parte I

Eu gostava de ter um template personalizado assim a minha maneira, nunca estou satisfeita com o mesmo. Ora porque a cara repete-se por esta blogosfera, ou porque não é aquilo que eu quero.

Queria mesmo algo que fosse a minha cara, mas pronto agora estou a construir algo que está mais simples, mas não deixa de estar mais bonito até.

Preciso é da vossa opinião.

O que acham?

Mudariam alguma coisa?

Mudavam o tipo de letra? Tamanho? Cores?

Acham que deveria por uma imagem na zona do nome do blog?

Quero mesmo criticas, boas ou más, preciso mesmo da vossa opinião como leitores

Muito obrigada a todos pelas vossas criticas.

Bjs

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nectar de Cenoura, Laranja e Limão

Há muitos anos a minha mãe tinha uma máquina de fazer sumos e deu a minha irmã e desde aí que não bebia assim aqueles sumos naturais (além do de laranja), mas ocorreu-me uma ideia, não unica pois muitas de vocês já o fazem - E porque não fazer no liquidificador?!!? - pensei eu, vou experimentar, e que bela experiência.... Um néctar dos deuses.

Ingredientes:
Laranja
Cenoura
Limão
Água

Juntei tudo no liquidificador e bati. Se quiser pode juntar açúcar, eu como não uso açúcar em qualquer bebida não juntei.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Creme de limão com ganache de chcolate escuro - Almoço de familia




Este fim de semana os meus irmãos, cunhados e sobrinhas estiveram a almoçar um belo de um Cozido à Portuguesa (infelizmente não tirei foto, pois quando me lembrei já estava entalada no meu lugar e já não fui buscar a máquina fotográfica).


Quanto ás sobremesas foi bem mais fácil pois sempre temos sobras :)


Então deixo-vos aqui a receita da Delicia de Limão com ganache de chocolate, outra receita retirada na Revista Saúde à mesa, n.º 70/2012.


Ingredientes:
5dl de leite magro
1 ovo
1 saqueta açúcar baunilhado (não usei, usei vagem de baunilha)
1/2 Limão
2 c. de sopa de farinha maisena
100gr de açúcar
Raspa de 1 limão

Para o ganache:
2dl natas de soja
1 tablete de chocolate preto (75% de cacau)

Num tacho coloque o leite, o ovo, o açúcar baunilhado (coloquei a vagem) e o sumo de limão e mexa bem.

Misture a farinha maisena com o açúcar e raspa de limão. Junte a mistura do leite, mexa bem, deite novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

Prepare o ganache: Deite as natas para um tacho e leve ao lume até ferver. Desligue do lume, junte o chocolate em pedaços e deixe repousar durante 15 min. Mexa bem até obter um creme liso e deixe arrefecer.

Depois de estar tudo frio, faça camadas alternadas em copos ou taças individuais de creme e ganache. decore a gosto e sirva.


Torta de claras - feita pela minha mãe

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tarte de Limão Merengada - Menu Dia dos Namorados 2012


Como devem imaginar somos fãs do limão, pomos em quase tudo limão, é no arroz, é nos sumos, é nos doces, é nos molhos e até no café.

Esta receita foi retirada do site Clube Top Chefe

Ingredientes:
Para a massa
1 pacote e meio de bolacha maria
150 g manteiga derretida

Para o creme
80 g de manteiga sem sal
3 ovos + 3 gemas
25 cl de água
25 cl de sumo de limão
200 g de açúcar (aconselho a reduzir a quantidade ficou muito doce)
50 g de Maizena

Para o merengue
5 claras
100 gr de açúcar  (aconselho a reduzir a quantidade ficou muito doce)

Preparação:
Para a massa: Esmaga as bolachas e junta a margarina derretida até obter uma massa consistente. Forra uma forma de tarte tarteira com esta massa e coloca no congelador por pelo menos 30 minutos (esqueci-me de por no congelador).

Para o recheio: Junta todos os ingredientes num tacho e leva a lume brando durante uns 7 ou 8 minutos, mexendo sempre. Coloca depois esta mistura sobre a base na tarteira.

Para o merengue
Bate as claras em castelo, juntamente com o açúcar. Deita por cima da tarte e leva a alourar, em forno médio, durante cerca de 5 minutos (esteve mais tempo, o forno estava a 150º ou 160º).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Creme de Marisco - Menu do Dia dos Namorados

Nada como fazer um Creme de Marisco da raiz e aproveitar tudo, nunca tinha feito e aproveitar tudo, mas tudo mesmo é ótimo, são bem empregues o dinheiro do camarão e super rápida, apesar de ter que os descascar.

A receita foi retirada de um post do Manuel Álvaro, no site do Sabor Intenso  e algumas dicas retiradas do blog da Risonha, Cozinha da Risonha.

Nota: Como já devem ter percebido eu faço quase tudo a olho, pelo menos o menu principal, por isso não vou por, mais uma vez quantidades.

Ingredientes:
Camarão
Água
Cebola
Tomate pelado - 1 lata
Pão ralado
Sal Pimenta

Coloquei num tacho a água com o camarão. Depois do camarão cozido descasquei e reservei a água, as cascas e o miolo do camarão. Num tacho, refoguei uma cebola com azeite, até esta ficar translúcida e coloquei as cascas e o tomate, deixei cozinhar um pouco mais e fui colocando a água do camarão.

De seguida, passei tudo com a varinha mágica. Voltei a colocar o tacho ao lume e deixei cozinhar um pouco mais, por fim passei o creme por um coador. Voltei a por o mesmo ao lume e juntei pão ralado até engrossar e verifiquei o tempero.

Decorei com courtons, camarão e coentros picados

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Feliz Dia dos Namorados - Menu

Foto retirada da net
Antes demais desejo a todas um Feliz Dia dos Namorados (resto no caso).

Eu este ano andei completamente trocada, pensei que o Dia dos Namorados era para o final da semana, só no Domingo é que me apercebi que era hoje o Dia.

Por norma todos os anos vamos jantar fora neste dia, é a nossa prenda... este ano como estamos mais apertados de dinheiro fiz um Jantar Especial.

Entretanto, fartei-me de pensar que prenda dar ao maridão e sinceramente não sabia mesmo, assim fiz um pequeno filme com as nossas fotos, com a nossa história e com um pequeno agradecimento e uma declaração de amor. O maridão ofereceu-me uma rosa e um postal on-line que adorei ambos os presentes. O resto fica nos segredos dos Deuses ;).

Menu do Dia dos Namorados
Creme de Marisco

Empadão de carne com camarão

Tarte de Limão Merengada

Tarte de Limão Merengada

As receitas serão colocadas em post's separados, nos próximos dias.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sai Chai Tea Latte, sff?

Tenho a um ano e um mês a Piccollo da Dolce Gusto, até sair o café da Sical ou Boundi eu não conseguia beber os cafés, pois bebo sem açucar. Quanto às bebidas com café todas tinham que ter um cadinho de açucar. As bebidas de chocolate era as que eu mais gostava.

Depois sairam uma série de variedades mas só na loja on-line que podia adquirir as mesmas, mas com os custos dos portes as bebidas ficariam caras.

Neste Natal sairam mais duas, Chai Tea Latte e Latte Macchiato Caramelo.

Fiquei muito curiosa com o Chai e como já tinha pontos para fazer um novo pedido de acessórios de servir. Então, encomendei dois copos para o Latte Machiato, o Chai e o Vanilla Machiado para o marido. Como bonus tivemos direito ao Cafe au Lait.

Todos são muito bons mas claro tem os seus senões, por exemplo o Chai torna-se enjoativo parece que pusemos uns 3 pacotes de açucar, o Vanilla sinceramente não me recordo nem cheguei a provar, estes dois produtos dão para 8 bebidas ou seja saiem caros e acho que a Nestlé devia fazer algo por isso, que tal uma só capsula?!?!?! O Cafe au Lait é bom mas claro tem que levar um cadito de açucar, se bem que é o mais dificil de se beber.

A Nestlé devia abrir uma loja para que possamos ir experimentar os novos produtos, ter apenas uma capsula por bebida, poder comprar por exemplo um de cada (tipo um pack) enfim inumeras ideias....
Aqui fica a minha sugestão de apresentação do Chai.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Molotof ou Molotov


Tinha umas claras a estragarem-se e como fiz aquela desgraça de pasteis de nata aproveitei para fazer o Molotof / Molotov uma estreia que correu mais ou menos.

A receita não sei bem a certo pois foi um pouco aldrabada pois não sabia quantas claras tinha.

Mas por norma é uma colher de açúcar por cada clara. Juntei um fio de caramelo já pronto e cozinhei em banho maria, no forno a 180º

A minha mãe é que faz ou fazia um belo Molotof então cometi inúmeros erros.

Erros: caramelo caseiro - usei caramelo de compra que corta o gosto do comer, não pus caramelo no fundo da forma - pus manteiga.

Se não tivessem sido estes erros até tinha ficado muito bom.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pasteis de Nata


Fiz estes Pasteis de Nata que não me correram nada bem, a massa não folhou, foi difícil trabalhar a massa, a parte do doce nem queimou um bocadinho... A comer a massa folhada parecia mais massa dura.

Na foto aqui em baixo, foi uma tentativa de melhorar a coisa com um pouco de claras batidas mas pronto também não ficou nada bem.

Apesar que deva dizer ambos os sabores estavam bonzinhos.

A receita não vou publicar pois acho que não iria fazer jus ao autor da mesma.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lombinhos à Champignon - outra versão

Olá, todos

Como estamos de dieta, existe muitos comeres que tivemos que retirar do menu, mas como este o Babinhos adora, ainda hoje disse, está perfeito mas só faltava a batata tinha frita. Não tenho a Actifry (infelizmente) ou a prima dela, essa só uma vez de 2 em 2 semanas.

Para ser sincera este tipo de comer a mim não me deixa muito contente nem o meu estomago, é enjoativo. Mas com esta receita claro que vou voltar a comer.

Devem estar a questionarem-se mas o que ela fez de diferente??? É simples, não usei natas... e digo-vos é muito bom e claro o estomago agradece.

Ingredientes:
Bifinhos do Lombo de porco cortado às tiras
Cogumelos
Alho
Louro
Azeite
Banha
Sal
Pimenta
Farinha Maizena
Mostarda
Leite
Vinho Branco

Temperei os bifinhos com sal e pimenta. Numa frigideira, coloquei um pouco de azeite e uma colher de chá de banha com os alhos picadinhos e o louro. De seguida coloquei os bifinhos e deixei cozinharem, de seguida coloquei uma lata pequena de cogumelos e deixei apurar bem apurado, coloquei um pouco de vinho branco para refrescar.

Entretanto, numa taça pus uma colher de sobremesa de farinha maisena e leite, mexi muito bem. Por fim, após os bifinhos e os cogumelos bem cozinhados coloquei a mistura na frigideira e mexi muito bem, juntei uma colher de chá de mostarda e deixei cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Retifiquei os temperos e caso o molho esteja muito espeço acrescente um pouco mais de leite e deixei cozinhar mais um pouco.

Acompanhei com uma bela salada de alface e tomate e arroz basmati.